POR QUE FAZER UPCYCLING ?
Reaproveitamento, criatividade e respeito ao meio ambiente. Essas são algumas das principais características do upcycling, uma prática que consiste em dar uma nova utilidade a objetos que seriam descartados explorando a criatividade, qualidade, e claro, contribuindo com a preservação do meio ambiente.
O termo foi idealizado pelo ambientalista alemão Reine Pliz, em 1994. Em 2002, acabou se popularizando com a publicação do livro Cradle to cradle: rethinking the way we make things (No Brasil – Cradle to cradle: criar e reciclar imediatamente), que foi escrito pelo arquiteto americano Wilian McDonough em conjunto com o químico Michael Braungart.
O conceito vem se popularizando cada vez mais e conquistando diferentes pessoas e negócios que procuram otimizar o ciclo de vida de produtos e, com isso, buscam adotar hábitos sustentáveis de produção, impactando de maneira significativa a consolidação da economia circular.
Mas você sabe o impacto dessa prática na sustentabilidade? Como começar a reaproveitar? Essas e outras questões sobre esse assunto você confere neste post.
Economia e sustentabilidade: a união que faz a força e preserva o planeta
O reaproveitamento é capaz de trazer diversos benefícios como: redução de descarte de resíduos, diminuição da exploração de matéria-prima, aumento da reciclagem, economia de água e energia. Reaproveitar significa renovar, contribuir com a vida cíclica de materiais e do meio ambiente. Além disso, é uma ferramenta indispensável para a economia circular, pois contribui – e muito! – para a melhoria dos processos de produção e utilização de recursos naturais.
Mas você sabia que, na prática, reaproveitar é mais fácil do que parece? Confira aqui dicas fáceis que separamos para você começar hoje mesmo.
Aproveite e comece agora a reaproveitar – ou destinar – itens sem utilidade de você tem aí na sua casa!
Reaproveite, seja sustentável
Não deixe para reaproveitar amanhã o que você pode reaproveitar hoje. Seja um consumidor consciente e contribua com a sustentabilidade. Evite o desperdício, destine corretamente resíduos que não tem mais utilidade para você, e quando for preciso, doe. Ajude o próximo.
Contamos com você nessa jornada de cuidar cada vez mais do nosso planeta.
---
Fonte: www.ecoassist.com.br